Fazia tempo que não escrevíamos, nossa equipe teve um sério problema: tivemos dengue e isso nos debilitou no último mês, mas agora devagar as coisas estão voltando ao normal e já da para pensar em novidades.
Novidade é o tema de hoje... todos os dias, ouvimos falar de ações que os studio de pilates estão fazendo para se reinventar, para atrair novos clientes, ajudar a manter os que estamos atendendo... as vezes são acessórios novos. Acessórios que deixam os professores de pilates maluquinhos e morrendo de vontade de adquirir. As vezes, são aparelhos, outras metodologias...
Hoje vou me deter a metodologias de aulas pois me preocupa para onde o pilates caminha. Já ouvi de uma professora que é referencia do método no país que o pilates já saiu do top das atividades físicas e que está em decadência no mundo segundo o Colégio Americano de Medicina do Esporte. Eu sei, esta notícia corta o coração de profissionais de pilates apaixonados... por mais que você não concorde com isso. Manter todos estes alunos praticando pós a modismo será uma tarefa árdua aos profissionais de pilates. Muitos clientes nos procuram porque o pilates está na moda e 9 entre 10 famosos praticam. E talvez, se nos próximos anos uma nova modalidade for lançada, estes clientes, se não cativados, podem migrar para o que está no top das atividades do momento.
O vídeo que segue abaixo é de um Studio da California, por sinal os americanos vivem desenvolvendo novos produtos desta área. Este vídeo propõe uma evolução da utilização da prancha de molas e exercícios de pilates (como brasileira não posso deixar de comentar o detalhe musical, o samba que toca no fundo)
E ai? O que você achou? Você concorda com esta metodologia? Você acha que podemos chamar isso de pilates? Ou não? Você acredita que trabalhar desta forma vai descaracterizar o método?
Apesar de lançar estes questionamentos gostaria de deixar uma sugestão :
" Antes de qualquer coisa, tente começar fazendo o básico, o tradicional, bem feito. E terás um grande desafio pela frente..."
Por Ge Gurak