Um blog que surgiu do interesse de três colegas de profissão, profissionais de adoram o que fazem e não se cansam de trocar experiência, discutir o porquê de cada coisa, aprender e melhorar a cada dia nosso ofício. Junte-se a nós, apresente sua opinião de como você trabalha com o pilates, interaja.... será um prazer trocarmos nossas experiências!

11 de dez de 2011

Ron Fletcher


O mundo do Pilates perdeu um de seus grandes visionários com o falecimento de 
Ron Fletcher em 06/12/2011.


Nascido em 1921, em Dogtown, uma cidadezinha na fronteira de Missouri e Arkansas, desde o início Ron tinha uma visão além do horizonte. No final de sua adolescência, com pouca educação formal e nada mais do que alguns dólares, uma mala surrada e um coração cheio de sonhos, ele deixou o sul rural para as luzes - e a promessa - era New York City.

De início, ele encontrou trabalho escrevendo de cópia de anúncios e outros biscates. 
Mas uma chance como assistente no concerto de dança Martha Graham mudou a trajetória de sua vida e o levou para o primeiro de seus grandes chamados - a dança. Com zero de formação em dança formal, mas com partes iguais de certeza, confiança e determinação, Ron foi capaz de persuadir a indomável Martha Graham para aceitá-lo em sua companhia de dança. Trabalhando com ela - e mais tarde com o coreógrafo grande visionário, Yeichi Nimura - Ron encontrou duas das principais influências criativas em sua vida. Durante este período, uma lesão chata no joelho o levou para a terceira - Joseph e Clara Pilates.

Através de uma ilustre carreira profissional de 30 anos nos níveis mais altos da indústria do entretenimento, que incluiu coreografias para grandes produções da Broadway, os filmes de Hollywood, o Ice Capades Internacional e boates e cabarés de Chicago, Paris e Nova Orleans, o trabalho de Ron com Joseph e Clara Pilates foi uma constante para que ele voltasse, ano após ano. Através da luta e vicissitudes da indústria do entretenimento, bem como através dos desafios pessoais de alcoolismo intenso, Ron Fletcher continuou a trabalhar e aprender com os Pilates. Eles foram seus professores e mentores, e ele seu discípulo e protegido. De 1968 a 1971 - após a morte de Joseph Pilates - Ron estudou com Clara Pilates, quando ele começou a forjar a idéia de que iria engajar para o resto de sua vida - o desenvolvimento, evolução e disseminação do método Pilates.

Em 1971, em um movimento em grande parte creditada a preservação do Pilates para o mundo experimentar, Ron abriu o primeiro estúdio Pilates da costa oeste, em Beverly Hills, Califórnia. Uma vez lá, ele foi saudado pela imprensa local e nacional como um guru de fitness e a publicidade que recebeu após abrir seu estúdio foi nada menos que fenomenal. Em 1978, ele publicou seu livro agora famoso, "Cada corpo é bonito", com várias críticas. E, como Clara Pilates o encorajou a fazer, ele continuou a desenvolver o método Pilates, incorporando conceitos e técnicas revolucionárias, como a respiração de percussão, 
Towelwork Fletcher, floorwork e Barrework.

Em 2003, Ron autorizou e encorajou o Programa de Estudos Ron Fletcher, um currículo escolar abrangente desenvolvido para divulgar a sua visão única do método Pilates. O Programa de Estudo recebeu licenciamento formal do estado em 2007 e é atualmente ensinado em cinco campi nos Estados Unidos, bem como em 8 países ao redor do mundo.


Ron Fletcher era um professor generoso e espirituoso, um mentor de mão cheia, uma alma dotada com o coração de um leão, e um professor mestre guiado unicamente pela graça de seu poder divino superior. Como ele era amado por outros, assim também que ele os amava profundamente. Seus olhos azuis nunca deixou de piscar, nunca a sua mente afiada falhou e ele estava alerta e articular até o fim. Nós, que o conhecemos mais e o amamos mais profundamente sentiremos muito sua falta e desejamos-lhe boas graças do lado para que ele agora já passou.

Um serviço memorial está planejado para 05 de maio de 2012 em Tucson, Arizona. Por solicitação do Ron, as doações podem ser feitas, em sua memória, a causa ou associação em prol dos animais de sua preferência.

Texto de Ron Fletcher Company 
Tradução de  Estúdio Nanô Pilates (Pilates Rodrigo Nanô)












Eu infelizmente não tive o privilégio de realizar aulas com Ron, mas conheci seu trabalho através da Kyria Sabin, grande instrutora que  também leva o nome da Ron Fletcher Company pelo mundo.  Foi uma grande experiência. 

Saiba mais em www.fletcherpilates.com/

Por Ge Gurak


Nenhum comentário:

Postar um comentário