Um blog que surgiu do interesse de três colegas de profissão, profissionais de adoram o que fazem e não se cansam de trocar experiência, discutir o porquê de cada coisa, aprender e melhorar a cada dia nosso ofício. Junte-se a nós, apresente sua opinião de como você trabalha com o pilates, interaja.... será um prazer trocarmos nossas experiências!

26 de abr. de 2012

Leitura obrigatória


Você já ouviu falar deste novo livro? Pilates sem rico, Os riscos mais comuns e como evitá-los. 
Já adquiri o meu e fiquei encantada, na minha opinião, 
deveria ser leitura obrigatória para instrutores de pilates brasileiros. 
Temos poucas publicações em português e caso você resolva investir em somente 1 livro, 
não hesite em comprar este. É muito didático, bonito, com observações bem interessantes. 

Veja a sinopse divulgada pela editora:
O objetivo desta obra é estabelecer uma conexão entre a anatomia e os exercícios de pilates a fim de promover a sua prática segura. Para tanto, os autores:
- expõem em cada capítulo um risco particular relacionado a determinado exercício;
- apresentam os motivos;
- propõem alternativas seguras; e
- descrevem exercícios do Reformer e do Mat (solo), semelhantes entre si, nos quais a mesma situação de risco é encontrada.
Os capítulos foram estruturados com o intuito de facilitar o aprendizado e a memorização ao associar práticas e estruturas anatômicas.
Pilates sem riscos destina-se não só a praticantes e instrutores de pilates, como também a estudantes e profissionais de saúde que têm interesse em aprender e aperfeiçoar seus conhecimentos sobre pilates, essa modalidade que tanto auxilia na promoção do bem-estar, do condicionamento físico, da boa postura e da consciência corporal.

Sobre os autores:
Blandine Calais-Germain é professora de dança e renomada cinesioterapeuta, é autora dos livros Anatomia para o movimento, O períneo feminino e o parto, Respiração-Anatomia: ato respiratório, entre outros. Leciona desde 1969, época em que criou o método “Anatomia para o movimento” e seu repertório de prática, o “Gesto anatômico”. Suas aulas são ministradas em sua própria escola e também em instituições, universidades e hospitais.
Bertrand Raison: Paralelamente ao doutorado em filosofia, Bertrand Raison estudou dança e a técnica de Pilates com Jerome Andrews nos anos 1970 em Paris; continuou sua formação em Los Angeles, depois em Nova York, com Merce Cunningham, e no Japão. Atualmente, ensina Physiotonics Pilates em Paris.
 
Por Ge Gurak

Um comentário: