Um blog que surgiu do interesse de três colegas de profissão, profissionais de adoram o que fazem e não se cansam de trocar experiência, discutir o porquê de cada coisa, aprender e melhorar a cada dia nosso ofício. Junte-se a nós, apresente sua opinião de como você trabalha com o pilates, interaja.... será um prazer trocarmos nossas experiências!

12 de jul. de 2012

Dicas para escolher um curso de formação


Confesso para vocês que sou uma incentivadora para profissionais da área de saúde investirem em um curso e começarem a atuar nesta área, que está carente de profissionais. E quando convido, estes profissionais alegam que procuraram algumas informações, mas ficaram muito perdidos por qual empresa fazer sua formação. Principalmente, uma vez que hoje em dia os valores de formação podem variar de R$ 1.000,00 a R$ 30.000,00 em média.
Sugiro a seguinte sequência:
  1. Seja aluno/cliente de Pilates. Procure vivenciar o método (melhor se puder experimentar com diversos profissionais e de escolas diferentes). Se você se identificou, passe para a próxima etapa, se não, melhor você não investir o seu tempo e energia com isso. Procure outra modalidade que te cative, pode ter certeza que vai ser muito mais fácil de você encontrar energia para sair da cama todas as manhãs.
  2. Gostou? Ficou encantando e já praticou por um período, agora você já está apto a começar a informar-se sobre as diferentes opções de cursos. Pergunte para os profissionais que te atenderam qual foi a empresa em que ele se formou, quais foram os pontos positivos, quais os negativos e o que ele conhece do mercado atual. Incluindo também, quais empresas eles indicam.
  3. Converse com pelo menos cinco profissionais que já estão atuando na área por pelo menos três anos. Perceba pontos positivos na atuação de cada um deles e, procure as empresas indicadas e entre em contato.
  4. Se houver possibilidade visite as empresas prestadoras de cursos, peça para conhecer o material, os instrutores que estão conduzindo o curso e realize pelo menos uma aula com estes instrutores. Não feche na primeira, obtenha parâmetros e depois se decida.


Encontramos muitas diferenças nos cursos oferecidos pelo país, de uma forma muito breve e resumida eu dividiria em duas categorias:
  • Empresas que estão ligadas a grandes e importantes multinacionais ou que possuem um respaldo internacional pelos condutores/proprietários destas empresas de pilates.  Normalmente possuem uma formação longa, que varia entre seis meses a dois anos de aula, possuem uma prova no final do curso que exige muito estudo e dedicação por parte dos participantes e que te especializa para os mais diversos tipos de atendimento (da reabilitação ao fitness), trabalhando com os exercícios originais e muitas opções de progressões e regressões de cada exercício do método. Tem horas de estágio de observação e prática como item obrigatório.
  • Empresas que possuem uma estrutura de curso mais enxuta. Variam de 1 a 4 finais de semana de curso (na maior parte dos casos 6 dias de aulas). Este tipo de curso, apesar do cliente finalizar com uma certificação, são um ponta pé inicial para a entrada no método. Engana-se o profissional que achar que após um ou dois finais de semana de aula pode iniciar com atendimentos.  Você até pode trabalhar com o método mas se foi a sua primeira experiência com pilates, um grande estágio (primeiro somente de observação e depois de início de práticas) vai ser fundamental.


Escuto outra afirmação:

“Queria muito fazer a formação na empresa X, mas percebi que os valores são muito caros, então foi em fazer Y”.
Perante isso defendo a seguinte ideia: pode ser um caminho mas, se você for um profissional coerente, pode ter certeza que você depois que estiver atuando com o método, vai ter vontade de participar de cursos e workshops destas empresas renomadas, pois conforme você estuda e entra em contato com a prática diária do método, vai perceber que precisa de mais informações, vai querer uma base sólida ou vai querer conhecer maneiras diferentes de trabalhar com o método.
O ponto crucial talvez seja: qual é a possibilidade de investimento que você poderá ter para entrar nesta área. Cada uma das opções tem seus pontos positivos e negativos. Não é minha função defender uma ou outra escola, principalmente porque também trabalho com cursos e consultorias dentro do método (as fotos quem estampam este post são da nossa equipe atuando em cursos). 
Acredito que seja necessário uma avaliação coerente para a escolha da escola. Oportunistas existem em todas as áreas, e existem cursos que nem sempre oferecem as devidas estruturas, ou estão sem regulamentação, com muitos alunos inscritos e pouca disponibilidade de vivência com o método, que dizem que a formação é de x horas, mas na verdade oferecem menos da metade, entre outros detalhes preocupantes. Então você como cliente deve fugir deste tipo de empresa.
Para finalizarmos e como faço parte de uma Aliança Brasileira de Pilates, gostaria de indicar um texto. A ABRAPI é uma associação sem fins lucrativos, destinada a congregar pessoas físicas (e não empresas), que exerçam funções especializadas do Método Pilates estimulando seu aprimoramento, a multiplicação dos conhecimentos e a investigação científica relacionada ao método.
Importante salientar também que a Aliança pretende orientar e esclarecer a sociedade em questões relativas ao método Pilates bem como representar os interesses dos instrutores associados frente às entidades fiscalizadoras das atividades afins e aos conselhos de classes dos profissionais que a constituem.
Cabe dizer ainda que não é finalidade da ABRAPI atestar ou validar cursos de formação, material didático e equipamentos de Pilates.
Ficou com dúvidas?  Escreva para a gente (ggurak@hotmail.com)
Até breve, 
Ge Gurak
Texto desenvolvido para o Portal Negócio & Fitness

Um comentário:

  1. Dicas valiosas, tenho percebido com a prática, que as expectativas dos clientes (alunos)de Pilates são muito grandes. O Pilates é realmente um trabalho com o qual demanda uma dedicação escomunal, por tanto, tais dicas irão ajudar muito nas escolhas e definições para que se interessa pelo método!

    ResponderExcluir