Um blog que surgiu do interesse de três colegas de profissão, profissionais de adoram o que fazem e não se cansam de trocar experiência, discutir o porquê de cada coisa, aprender e melhorar a cada dia nosso ofício. Junte-se a nós, apresente sua opinião de como você trabalha com o pilates, interaja.... será um prazer trocarmos nossas experiências!

20 de jun. de 2010

Artigo sobre Pilates, Flexibilidade e Futsal

Sabe-se que o Pilates envolve em sua metodologia a exploração de várias capacidades motoras, entre elas força muscular, coordenação, equilíbrio e flexibilidade. Partindo da ativação do core (centro de força), é possível unir capacidades em um mesmo exercício, como força e flexibilidade.

No esporte, a combinação entre as capacidades físicas é extremamente importante para o desenvolvimento da técnica. O futebol e o futsal são esportes que exigem força de potência e flexibilidade de seu atleta. Em um chute, o atleta necessita de força para projetar a bola até sua meta e da flexibilidade para adequar a amplitude de sua passada e de seu chute.

Porém, o objetivo maior dos programas de treinamento dessas modalidades é o fortalecimento visando o gesto do chute. Dessa forma, os atletas tendem a apresentar um considerável encurtamento da musculatura posterior da coxa, o que promove perda de rendimento e predispõe o atleta a lesões musculares.


Em 2007, foi publicada uma pesquisa na Revista Brasileira de Medicina do Esporte cujo objetivo era verificar o efeito de um programa de Pilates sobre a flexibilidade de atletas de uma equipe de futsal da categoria juvenil (17-20 anos). O procedimento da pesquisa foi separar os atletas em dois grupos, sendo que um grupo participou apenas de avaliações referentes à flexibilidade e o outro participou das avaliações e de um treinamento do método Pilates de quatro semanas, com freqüência de três vezes por semana e duração de 25 minutos por sessão. O estudo concluiu que o treinamento com o método Pilates apresentou efeitos agudos e crônicos referentes ao aumento da flexibilidade nos jogadores de futsal que participaram das sessões.


Mais uma vez, o Pilates se mostra um meio importante para o ganho da flexibilidade e ressalta sua importância junto ao esporte. O método é uma alternativa para prevenção de lesões no esporte.


Para conhecer melhor esse artigo, acesse o link de indicação de artigos científicos neste blog.

Postada por Vivane Vales

Nenhum comentário:

Postar um comentário