Um blog que surgiu do interesse de três colegas de profissão, profissionais de adoram o que fazem e não se cansam de trocar experiência, discutir o porquê de cada coisa, aprender e melhorar a cada dia nosso ofício. Junte-se a nós, apresente sua opinião de como você trabalha com o pilates, interaja.... será um prazer trocarmos nossas experiências!

10 de out de 2010

Sugestão de relaxamento final da aula Pilates. Mas tome cuidado!

Continuando o papo sobre opções de relaxamento da postagem da Vivi, gostaria de falar sobre a utilização da bola suíça. E uma opção aparentemente simples e agradável é deitar sobre a bola explorando as diversas posições como nas figuras abaixo:





Decúbito lateral também é uma forma muito legal de alongar e relaxar após uma sessão de pilates.


Preocupe-se com a segurança de seu aluno, esteja por perto, mantenha ele longe de aparelhos em que num descuido pode-se desequilibrar e machucar-se, utilize apoios se necessário. E é importante saber se o aluno não tem nenhuma contra-indicação na posição e se sente-se bem ao permanecer nesta posição. Caso contrário,  ao invés de relaxar você pode gerar um momento de tensão e stress, totalmente desnecessário longe daquela situação de leveza e bem estar que deve ser sentido ao final de uma aula.

Mas gostaria de deixar uma dica/alerta super importante:

Já utilizei e vi muitos professores deitarem sobre a bola ou executarem uma  pressão nela com o intuito de massagear pernas e as costas dos alunos mas ouvi uma infeliz história sobre esta situação e gostaria de compartilhar como uma forma de orientação. O acidente aconteceu quando um professor que exagerando na pressão sobre a bola (no caso ele apoiou a bola sobre as costas da aluna que estava em decúbito ventral no chão e deitou sobre a bola) através desta grande pressão fraturou 2 costelas dela.

Então: muito cuidado professores!!! Vamos estudar, vamos conhecer nossos alunos, saber de suas patologias, fraquezas.... não podemos atuar de uma forma irresponsável, não podemos utilizar este método fantástico prejudicando nossos clientes.  Fique atento e trabalhe de uma forma responsável!

Por Gerusa S. Gurak


Nenhum comentário:

Postar um comentário