Um blog que surgiu do interesse de três colegas de profissão, profissionais de adoram o que fazem e não se cansam de trocar experiência, discutir o porquê de cada coisa, aprender e melhorar a cada dia nosso ofício. Junte-se a nós, apresente sua opinião de como você trabalha com o pilates, interaja.... será um prazer trocarmos nossas experiências!

23 de jan. de 2013

Pilates para todos: a gestante Kate Middleton

A duquesa de Cambridge, Kate Middleton 
alegou que ela está fazendo aulas de Pilates 
para se manter em forma e saudável durante a gravidez


Confira estas informações no vídeo http://bit.ly/WhHWgY


2 comentários:

  1. Porém temos que tomar cuidado. Quem nunca fez pilates, pode ao invés de contrair abdomem em sentido das costas, pode contrair para fora, fazendo força de expulsão, podendo levar a cliente a entrar em trablho de parto antes da hora.

    ResponderExcluir
  2. Muito bem observado Sandra. Um ótimo assunto para uma nova postagem.

    Deve-se conhecer muito bem o processo fisiológico de uma gestação, visto que as alterações ocorridas devem ser consideradas durante a escolha do repertório. O fortalecimento de assoalho pélvico, por exemplo, deve ser muito ponderado. O estímulo excessivo de contração do MAP (musculatura do assoalho pélvico) pode vir a dificultar o parto normal. Porém, a falta desse estímulo pode trazer problemas posteriores ao parto, como por exemplo, incontinência urinária. Os estímulos do Core para gestantes devem ter como objetivo estabilizar a coluna, minimizando a sobrecarga para a coluna, especialmente lombar, devido à mudança do centro de gravidade, suporte ao assoalho pélvico e manutenção da resistência do transverso abdominal. Cada caso deve ser avaliado de forma individual e o instrutor deve pensar sempre no objetivo maior: promover bem-estar e saúde durante a gestação e pós-parto.

    Para a mamãe que nunca fez Pilates, o processo pedagógico de ensino do Core deve ser bem cuidadoso e pontual. Como você mesmo disse, a estimulação equivocada e excessiva do Core como um todo, pode vir a prejudicar o processo de gestação.

    Sandra, você já teve experiências com gestantes em seu studio? Conte pra gente sua experiência.

    Obrigada pelo contato.

    ResponderExcluir