Um blog que surgiu do interesse de três colegas de profissão, profissionais de adoram o que fazem e não se cansam de trocar experiência, discutir o porquê de cada coisa, aprender e melhorar a cada dia nosso ofício. Junte-se a nós, apresente sua opinião de como você trabalha com o pilates, interaja.... será um prazer trocarmos nossas experiências!

5 de set. de 2010

Pulseiras do Equilíbrio

De longe você pode até se confundir com um reloginho, mas este bracelete que tem aparecido no pulso de inúmeros atletas e artistas promete quase um milagre: melhorar o equilíbrio, força e flexibilidade. 
Promete ser capaz de interagir com o fluxo energético do corpo, mas não existe nenhuma pesquisa científica que comprove os benefícios da mesma. O próprio fabricante assume nunca ter feito um estudo científico para provar a eficiência do produto, sob a alegação de ser muito caro.
Pesquisando na rede, encontrei uma pesquisa: um estudo com 79 voluntários na Faculdade de Ciências de Atividade Física da Universidade Politécnica de Madri, Espanha, demonstrou que as pulseiras Power Balance não têm qualquer efeito sobre nosso equilíbrio. Comandado por Jesús Javier Rojo, médico e professor, o estudo envolveu estudantes e duas provas de equilíbrio, com e sem a pulseira, que foram fornecidas pela própria companhia que as vende. Aqui está o detalhe importante: foi um estudo “duplo cego”, onde nem os estudantes nem os realizadores do experimento sabiam quais pulseiras continham os “hologramas quânticos” e quais os tinham removidos. Isso só seria descoberto depois. "Uma vez terminada a tomada de dados, realizou-se um estudo estatístico para ver se havia efeito em ostentar a pulseira com ou sem o holograma ou se o efeito, se existisse, seria placebo. Os resultados indicam que a pulseira não tem nenhum efeito”, conclui Rojo em declaração ao jornal El País.
Vendedores e simpatizantes costumam aplicar testes nos interessados. Num deles, o participante se equilibra numa só perna com os dois braços abertos lateralmente. O instrutor, em seguida, empurra para baixo um dos braços da cobaia, levando-a a tombar. Depois, repete-se o ritual com o bracelete. A sensação é de que a resistência à queda aumenta. Já para a força, testa-se unindo e apertando o indicador e o polegar entre eles, o instrutor tenta afastar os dois dedos e, com a pulseira acabamos mantendo eles unidos por um tempo maior.
Em nosso Studio, logo que conhecemos as pulseiras e devido ao grande número de alunos usando, fizemos alguns testes usando os aparelhos de pilates e mesmo quem não conhecia a pulseira, nem seus supostos benefícios, acabava executando os exercícios com muito mais força e flexibilidade. Mas não me convenci. Mesmo sem acreditar nos efeitos, acabei ganhando de presente uma pulseira de uma aluna que acredita veemente nos efeitos positivo do uso deste bracelete.
Um dos garotos propaganda da pulseira é o jogador de basquete americano Shaquille O'Neal que conta que usando a pulseira conseguiu ganhar um jogo com 57 pontos de vantagem.
Como virou uma febre, a mídia tem tratado muito dela. Já vi reportagens na Record, Globo e entre várias revistas de circulação nacional. Algumas apenas apresentando os efeitos e outras desmascarando a mesma e divulgando que tudo não passa de uma fraude. Inclusive, a ANVISA já proibiu a propaganda do produto alegando que os resultados não foram comprovados.
Como educadora física, que estudou todos os princípios ligados à força, flexibilidade e equilíbrio; por ser uma praticante de pilates e yoga onde lido com minhas dificuldades diariamente; e como instrutora, que acompanha alunos, cada um com uma história, considero que:
  • Se você acompanha tendências de moda, esea pulseira pode ser um acessório moderno. Muitas pessoas têm trocado o Rolex por ela. Já vi fotos de atletas como Neymar, Luis Fabiano, Diego Hypólito, Cristiano Ronaldo;  David Beckham e Rubinho Barrichello chegam a aparecer com duas, uma em cada braço... atores como Leonardo DiCaprio e Robert De Niro também aparecem. Ana Maria Braga usava a pulseira enquanto participava da competição Dança dos Famosos no Faustão; surfistas e skatistas também aparecem em peso. 
  • Como fonte de renda parece funcionar legal. Essas pulseiras têm sido comercializadas a um valor alto e muitas pessoas têm faturado alto com a venda delas. 
  • Nunca duvide do poder dos seus pensamentos e crenças. Nossa mente tem um poder fantástico. Se você acreditar que a pulseira pode te ajudar, com certeza ela irá te ajudar.
  • Mas se quiser mesmo melhorar seu equilíbrio, invista esse dinheiro em uma consultoria com um professor de educação física e faça um programa de exercícios físicos regulares. Não é um método mágico nem instantâneo, mas vai lhe fazer bem de verdade. E o pilates, sendo acompanhado por profissionais formados por diversas graduações (fisioterapia, educação física, dança ...) possui dentro da sua essência  ferramentas eficientes para a busca de equilíbrio, força e flexibilidade.






Por Gerusa S. Gurak


Fonte imagens: 

2 comentários:

  1. OLá, parabéns pelo blog! OLha tb não acredito nisso. Faça o teste do equílbrio, o que tira o pé do chão, mas em vez da pulseira, coloque uma chave no ombro do lado que falta o apoio! Vai fazer o mesmo efeito que a puleira... vc não vai desequilibrar! hehehe
    Conversa para boi dormir!

    ResponderExcluir
  2. Olá Renata, esperamos que nosso blog seja interessante para você. Seja bem vinda!! Vou testar a chave e que bom que você concorda comigo. Até mais.

    ResponderExcluir