Um blog que surgiu do interesse de três colegas de profissão, profissionais de adoram o que fazem e não se cansam de trocar experiência, discutir o porquê de cada coisa, aprender e melhorar a cada dia nosso ofício. Junte-se a nós, apresente sua opinião de como você trabalha com o pilates, interaja.... será um prazer trocarmos nossas experiências!

4 de jun de 2012

Grávidas Saudáveis com Pilates parte II

Dando continuidade ao post Gravidez Saudável confira outros tres exercícios de pilates para mulheres grávidas que Marla Lopes Coimbra, fisioterapeuta e educadora da Physio Pilates - Polestar programou.

Ex 1 – Assisted Squat (com Tower bar)
Posição inicial: Em pé, do lado de fora do trapézio, segurando na barra torre com pés separados.
ImagemImagemImagem
Movimento: Enquanto inspira, agachar dobrando os joelhos, mantendo-os rodados para fora. Retornar subindo o corpo, esticando os joelhos na expiração. A barra torre movimenta-se para baixo e para cima junto com o corpo para dar assistência ao movimento.
Objetivo: Fortalecer os membros inferiores, principalmente a coxa; mobilizar as articulações do quadril-joelho e tornozelo para garantir nutrição e melhorar a circulação sanguínea; treino funcional para agachar e sentar.
Ex 2 – Mermaid no Trapézio
Posição inicial: Sentada com pernas pendentes para fora do trapézio e pés apoiados. Mão esquerda segurando a barra torre com braço elevado.
ImagemImagemImagem
Movimento: Inspirar e pressionar a barra para baixo dobrando o cotovelo esquerdo. Enquanto a barra vai se afastando para longe do corpo, inclinar o tronco para o lado esquerdo e subir o braço direito, alongando-o por cima da cabeça. Inspirar nessa posição de alongamento e expirar desfazendo o movimento, retornando a barra e o corpo para posição que iniciou o exercício. Tentar fazer o exercício “crescendo” a coluna durante todo o movimento. Repetir com o outro lado.
Objetivo: Alongar a musculatura lateral do corpo (da cintura ao braço); indicado para diminuir a sensação dolorosa entre as costelas, muito comum nas grávidas.
Ex 3 – Seated Arm Series no Reformer
Posição inicial: Sentada na caixa longa, pés apoiados na cabeceira do reformer, mãos segurando as alças. Manter a coluna alongada durante todo o exercício.
Movimento:
Bíceps – cotovelos estendidos, palma da mão voltada para cima. Durante a expiração, fletir os cotovelos mantendo-os elevados. Esticar os cotovelos na inspiração.
ImagemImagemImagem 
Remada – palma da mão voltada para baixo, cotovelos elevados e abertos lateralmente. Durante a expiração, fletir os cotovelos levando-os para trás, sem dobrar o punho. Voltar para posição inicial inspirando.
ImagemImagemImagem
Objetivo: Fortalecer os membros superiores enquanto trabalhar o equilíbrio do tronco (musculatura profunda estabilizadora da coluna).
Autora da Série: Marla Lopes Coimbra- fisioterapeuta e educadora PHYSIO PILATES – POLESTAR
Modelo das fotos: Waneska Cézar- dançarina e educadora PHYSIO PILATES – POLESTAR
Revisão Geral: Alice Becker –presidente da Physio Pilatese difusora da técnica no País.
Conheça o Respirartes:
Av. Dr. Altino Arantes, 161 – Vila Mariana
Tel: (11) 3796-4644
E-mail: respirartes@respirartes.com.br
Visite o site: http://respirartes.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário